Responsabilidade Ambiental

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.”

A Carta da Terra

Para a PIR2 Consultoria Ambiental o desenvolvimento sustentável é um dever – não é mais apenas algo interessante a se fazer, mas algo necessário. A preocupação com a preservação do meio ambiente está diretamente ligada aos procedimentos adotados pela empresa, em que produtos e serviços são revistos, planejados e produzidos com esse objetivo.

A seguir são apresentadas algumas dentre as diversas atividades implementadas pela PIR2 Consultoria Ambiental dentro de seu programa de responsabilidade ambiental:

Papel Reciclato

Desde 2007, todo o material de papelaria da PIR2 Consultoria Ambiental é produzido em papel Reciclato®, produzido pela Suzano Papel e Celulose.
O papel Reciclato® é o primeiro papel 100% reciclado produzido em escala industrial no Brasil, a partir de aparas pré e pós-consumo. Sua composição é constituída por 75% de aparas pré-consumo (material reciclado dentro da fábrica) e 25% pós-consumo (material oriundo da coleta urbana).
Parte da receita obtida com a venda do papel Reciclato® é revertida para os projetos sócio-ambientais do Instituto Ecofuturo, uma ONG criada pela Suzano para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Tratando-se de um papel de alta qualidade de impressão e apresentação, confere ao produto final apresentado aos clientes da PIR2 Consultoria Ambiental todo um alto padrão de qualidade visual, além da qualidade técnica intrínseca.

Visite o site: www.suzano.com.br/reciclato

Camisetas em tecido de garrafa PET reciclada

Em 2008, a produção das camisetas utilizadas como uniforme das equipes de campo e distribuídas como material promocional da PIR2 Consultoria Ambiental foi feita com malha composta de 50% de poliéster de garrafa PET reciclada.
Além da geração de emprego e renda, a reciclagem PET traz diversos benefícios, como a redução do volume de lixo nos aterros sanitários e a melhora no processo de decomposição da matéria orgânica.
Você tenta comer melhor, usa papel reciclado, prefere comprar vegetais sem agrotóxicos, se opõe ao uso de sementes modificadas geneticamente... Mas... O que você veste? Como são feitas suas roupas? Quais são as condições dos trabalhadores que as produziram? Qual a origem dos materiais que as compõem?
O Brasil já é o maior produtor mundial de alumínio reciclado e caminha na mesma direção com a reutilização nobre do PET, transformando-o em fibras utilizadas na Indústria Têxtil.

Visite o site: www.cicloambiental.com

Sacolas retornáveis e em tecido de garrafa PET reciclada

Sacolas retornáveis

Com a reforma ortográfica, ideias perdeu o acento, mas eu não sei como marcar isso na palavra em azul da gravura ao lado.
Em 2009, a produção das sacolas retornáveis, distribuídas como material promocional da PIR2 Consultoria Ambiental e utilizadas para o envio aos clientes dos relatórios (principalmente estudos ambientais, requisitos do licenciamento de atividades), foi feita com tecido composto de 50% de poliéster de garrafa PET reciclada.
Além das vantagens já conhecidas da utilização de tecido produzido com fibra de garrafa PET reciclada, as sacolas retornáveis ajudam a reduzir o volume de lixo gerado e o consumo de materiais.
Incentivando seu uso, a PIR2 visou a disseminar seus conceitos de responsabilidade ambiental.

Visite o site: www.cicloambiental.com