Serviços Oferecidos

Atendimento a Acidentes Ambientais

A PIR2 Consultoria Ambiental é capaz de identificar o grau de contaminação ambiental por hidrocarbonetos, em locais afetados por derrames de óleo, quantificando os teores de hidrocarbonetos em amostras de água e de sedimento.

Assim, é possível avaliar temporalmente a dinâmica de degradação do óleo derramado e traçar a origem dos hidrocarbonetos, através de análises de biomarcadores. Esta é uma das mais modernas técnicas de identificação (fingerprint), que permite identificar muitas vezes a origem do derrame e assim oferecer ao cliente subsídios técnicos para quaisquer atos legais que indiquem responsabilidades que possam ser imputadas erroneamente e/ou associadas ao acidente ambiental em questão.

Em eventos de oil spill (derrames de óleo), provenientes de navios, oleodutos ou plataformas, a equipe da PIR2 Consultoria Ambiental é capaz de atender, com rapidez e segurança, em qualquer parte do território brasileiro, para coletar amostras ambientais e analisá-las em curto prazo em seus laboratórios-parceiros, visando a identificar a área atingida pelo evento e monitorá-la ao longo do tempo, acompanhando tanto o processo de recuperação do ambiente como averiguando a efetividade dos esforços implementados para minimizar o impacto.

Visando a diminuir ao máximo o tempo da primeira resposta a um acidente, a PIR2 Consultoria Ambiental oferece ao mercado oil spill kits, contendo material específico e adequado para a coleta de amostras de óleo no local do derrame, seguindo rigorosas especificações de agências internacionais e as melhores práticas, para que seja possível detectar a origem do óleo derramado.

Esses kits são fornecidos ao cliente a baixo custo, com o objetivo de que o mesmo possua o material adequado em sua(s) unidade(s) para sua própria utilização, no caso de ocorrer um acidente, para monitorar seus impactos, ou mesmo para sua salvaguarda, no caso de uma mancha de óleo, encontrada próxima de suas atividades, ser proveniente de outra fonte que não esteja sob sua responsabilidade (mancha órfã, por exemplo). As amostras coletadas através da utilização desses kits são analisadas seguindo os procedimentos para atendimento a acidentes ambientais (exemplificados acima).