Serviços Oferecidos

Diagnósticos Ambientais

Diagnósticos ambientais podem ser realizados através de uma vasta gama de técnicas, a serem escolhidas de acordo com o objetivo a ser atingido, o esforço que se pretende empreender e os recursos (financeiros, técnicos e logísticos) disponíveis. São utilizadas desde avaliações in situ e levantamentos bibliográficos até técnicas de sensoriamento remoto.

De uma maneira geral, três aspectos do meio ambiente podem ser diagnosticados: meio físico, meio biótico e meio socioeconômico.

O diagnóstico do meio físico é composto por informações acerca de geologia, geomorfologia, pedologia/ sedimentologia, relevo, topografia/batimetria, hidrologia, hidrogeologia, meteorologia/oceanografia, da avaliação de ruídos e da qualidade do ar, da água e do solo/sedimento, através de avaliações físicas e químicas.

O meio biótico considera as unidades de conservação, os ecossistemas, a flora e a fauna, incluindo as espécies de interesse comercial e as ameaçadas de extinção, que podem ser atingidas direta ou indiretamente pela atividade.

As relações sociais e econômicas, assim como sua sinergia, constam do diagnóstico do meio socioeconômico, considerando informações como uso e ocupação do solo e características demográfico-econômicas recentes dos municípios definidos como área de influência direta e indireta do empreendimento em questão, incluindo as entidades do terceiro setor da sociedade organizada (associações de moradores, colônias de pesca, ONGs, OSCIPs, entre outras).

A PIR2 Consultoria Ambiental é conhecida no mercado por ter grande experiência em diagnósticos ambientais offshore (principalmente de qualidade da água e do sedimento e do meio biótico de maneira geral) e vem crescendo muito, com a ampliação de suas atividades e a elaboração e execução de diagnósticos ambientais onshore nos mais diferentes ecossistemas, tais como caatinga, cerrado, floresta, entre outros.